segunda-feira, 26 de março de 2012

Feira da Artesã e Artesão de Viamão: Economia Solidária

Dia 23/3  tivemos a feira de artesanato, o tempo colaborou, a praça estava rodeada de artesãs e artesões. Tivemos uma tribuna de falas onde houveram contribuições da coordenação e integrantes do Fórum de Economia Solidária de Viamão, representante do prefeito, vários secretários, setor da economia solidária da Prefeitura, representante do Estado e do Sindicato dos Artesões. Nas falas além de elogios a feira e a representatividade desta nas demais feiras do Estado levando o nome do município, tiveram pedidos dos artesões à Prefeitura e sugestões e comprometimentos desta.


Aproveito a ocasião para falar um pouco sobre ECONOMIA SOLIDÁRIA, movimento que se impulsionou nos últimos 10 anos.
A economia solidária é uma forma coletiva de produção, comercialização e consumo baseada em princípios de autogestão, democracia e preservação da vida e do meio ambiente, por meio de cooperativas, associações e grupos. O Rio Grande do Sul conta com 2,5 mil iniciativas econômicas, rurais e urbanas. 
Os desafios se centram na produção, qualificação, comercialização e gestão fortalecendo as cadeias produtivas solidárias e buscando a consolidação por meio das políticas públicas.


Nosso estado conta com uma Secretária de Economia Solidária.
Abaixo deixo uma lista de sites sobre economia solidária 


Abraços 
Cristiane


www.sesampe.rs.gov.br

www.mondragon-corporation.com
redexiquexique.blogspot.com
www.justatrama.com.br
http://www.avesol.org.br/
cetao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário