segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

GELEIA DE PIMENTA: COMBINA COM O QUE???


A geléia de pimenta é muito versátil, pode-se utilizá-la desde a entrada até a sobremesa, passando pelo prato principal. Utilize-a como decoração do prato ou em porções individuais, sua cor avermelhada brilhosa realça os ingredientes todos. Bom, a partir daí imaginem só, começasse a comer com os olhos, pois a beleza do prato é de dar água na boca. 

Descrevo várias sugestões de uso da geleia de pimenta vindas dos amigos que a experimentam, dos clientes e de levantamentos em receitas. 

Aperitivo/entrada: a geleia pode ser utilizada com bolachinha salgada ou uma torrada fininha. A quem goste de petiscar com  palitos/biscoitos mergulhando na geléia, para um momento mais intimista; desta mesma forma, palito, pode ser feito um aperitivo com vegetais cozidos e que possam ser mergulhados na geleia de pimenta, assim como em outros molhos. A geleia pode ser a base de um canapé que combine com queijo, ou presunto com ricota. Tenho uma vizinha que misturou a geleia com ricota amassada para este momento.
Foto: Mauro Matiotti
Acompanhamento do Prato Principal: tem clientes que compram a geleia para usar no churrasco, acompanha tanto carne de gado, frango, porco como o carneiro. Você pode  servir a geleia individualmente ou passando-a na peça toda pouco antes de serví-la, desta forma o sabor ardido/doce se dissolve mais. Esta mesma maneira de utilizar a geléia pode ser feita em assados no forno. E, que tal, fazer um molho de framboesa com geleia de pimenta para acompanhar um medalhão de filé Mignon !!!??????

Lá vai a receita: Ingredientes: 675g de framboesas frescas, 1/4 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de suco de limão, 2 colheres (chá) amido de milho, Geleia de pimenta a gosto.
Modo de Preparo
Bata as framboesas no processador até virar um purê,passe por uma
peneira (para retirar as sementes),coloque numa panela.Junte o
açúcar,batendo,deixe ferver,abaixe o fogo.Desmanche o amido no
suco de limão,acrescente ao molho e cozinhe até engrossar. Retire do fogo e acrescente a geleia de pimenta, misture.

 Caso não tenha  as framboesas, experimente usar outras frutas vermelhas como morangos ou amoras.

Para os vegetarianos a sugestão é usar a geleia de pimenta com as saladas verdes e, inclusive, nas que usam frutas como rúcula com manga. Imaginem um prato de vegetais cozidos, com diversas cores e dê um toque com a geleia de pimenta. Eu, particularmente, gosto de usá-la em um prato de massa com molho de puro tomate e manjericão. Fica delicioso!!!!
Foto: Mauro Matiotti
Sobremesa:  que tal um pedaço de brownie de chocolate com uma bola de sorvete de creme e geleia de pimenta por cima dando um toque especial. Outra sugestão doce é usar taças para colocar o mouse de chocolate, leve à geladeira e ao endurecer coloque a geleia de pimenta, decore com uma folinha de hortelã. A geleia com sorvete é demais, sabor apimentado/doce /gelado!!!

Bom, poderíamos escrever muito mais, mas a melhor parte é a criatividade de cada um. Se você usa a geleia de pimenta de uma forma diferente das descritas aqui, uma forma toda sua, COMPARTI-LHE NOS COMENTÁRIOS E BOM APETITE!!!!!!!!!!!!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Provei com paleta defumad e com torradinhas. Maravilhosa.
    Recomendo a tds fãs
    de pimenta.

    ResponderExcluir
  3. Coloque cream cheese na torradinha e a geleia por cima, é perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Gostei! vou experimentar cada sugestão.

    ResponderExcluir
  5. Geleia de pimenta gosto de comer com tudo. Mas eu amo comer geleia de pimenta com dadinhos de tapioca,, ficam uma delicia!!!

    ResponderExcluir